Consumidor na Justiça

golpe bancário

Golpe do Motoboy

O ‘golpe do motoboy’ ocorre quando o consumidor recebe uma ligação telefônica de um meliante que se passa por funcionário do banco, informando dados bancários e outras informações sigilosas que apenas o banco poderia ter, indicando compras que o consumidor não realizou, sugerindo assim que ligue na central do banco para impugnar essas compras.

Quando o consumidor tenta ligar para o banco, através do número que está escrito atrás de seu cartão bancário, a ligação é sequestrada pelos meliantes e desviada para a quadrilha. Nesse momento, o consumidor acredita estar falando com o banco, tendo em vista que ligou no número escrito atrás de seu cartão bancário. Entretanto, está falando com uma quadrilha altamente especializada.

Nessa ligação, a quadrilha orienta o consumidor a picotar o cartão e entrega-lo para um motoboy, que o buscará em sua casa. As vezes ocorrem até orientações para realizar transferências para terceiros.

O motoboy, por sua vez, aparece vestido com o uniforme do banco e moto customizada do banco, evitando quaisquer suspeitas, fazendo com que o consumidor entregue seu cartão supostamente inutilizado.

A partir daí, seu cartão bancário está nas mãos de uma quadrilha que fará transações fraudulentas em sua conta bancária.

Esse tipo de golpe só acontece por falhas na segurança do banco, que permite com que informações sigilosas do consumidor sejam vazadas, permitindo com que os meliantes consigam ludibriar o correntista.

Desta forma, o banco é responsável por restituir ao consumidor todo o seu prejuízo.

Além disso, o consumidor tem direito a indenização por danos morais.

Para saber mais, entre em contato pelo WhatsApp (clique aqui) ou pelo formulário que fica na parte de baixo da página (clique aqui).  Respondemos dentro de alguns minutos.